Técnicas de Contação de Histórias

Público alvo: Todos que se interessam em aprender a contar histórias.

Neste curso, o professor se beneficia aprendendo técnicas de contação de histórias. Elas são importantes para o trabalho em sala de aula, seja para desenvolver o gosto pela leitura e a imaginação nos alunos, seja para ajudá-los no período de alfabetização. O aluno passa a ter mais interesse por conhecer o mundo por meio dos livros, tornando-se um leitor ávido por aventuras, e a escola torna-se um lugar que educa para a vida.

Objetivos: Sensibilizar o participante para a prática de contar histórias, utilizando técnicas diferentes, fomentando a criatividade de quem conta e como envolver na história quem escuta.

 

Metodologia: Nosso aluno aprenderá na prática a produzir os materiais necessários para contar histórias nas suas diversas maneiras, como por exemplo, teatro de sombras, fantoches, encenações, entre outros.

 

O curso: Turmas com no máximo 24 alunos. Aulas quinzenais, totalizando 7 encontros, ministradas por professores especialistas e mestres.

 

Observação: Os participantes receberão um Certificado após o término do curso.

Investimento: Matrícula de R$150,00 e mais quatro mensalidades de mesmo valor.

Local: Polo Vila das Belezas

Rua Manoel Cruz, 23, Vila Ernesto - próximo ao metrô Vila das Belezas

Horário: das 9h às 16h.

Disciplinas:

As disciplinas do curso estão divididas em três grupos de técnicas de contação de história. Salientamos que todas seguem a mesma metodologia de ensino, ou seja, privilegiando a prática.

  • Por encenação

Neste grupo estão as técnicas que envolvem encenação, como fantoches, dedoches, teatro de sombra e encenação teatral. Com essas técnicas, além de ter atenção do público, pode-se ter o próprio público fazendo parte da peça.

 

  • Com materiais de apoio

Nesse grupo estão as técnicas de contação de história que se apoiam em objetos para servirem os personagens e cenários. Com as técnicas apresentadas nesse grupo, pode-se trabalhar a criatividade dos ouvintes, que muitas vezes passam a ser o próprio contador e/ou autor da história.

 

  • Roda de histórias

Nesse grupo estão as técnicas que privilegiam a contação de histórias na qual os espectadores ouvem atentamente o desenrolar da trama apresentada na história.

  • Conhecendo os Gêneros literários

  • Estudo do uso do corpo, da voz e do movimento para contar histórias

  • Explorando o uso do corpo, a voz e o movimento para contar histórias

  • A música e sua contribuição para contação de histórias

  • Fazer artístico - produção e uso de material para contar histórias através de teatro

  • Fazer artístico - produção de material para contação de histórias

  • Os alunos contam histórias

Professores Responsáveis: 

Paulo César Freire

Licenciado e Bacharel em Matemática e Física. Licenciado em Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação Matemática pela UNIAN. Vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisas relacionadas à Educação Matemática Inclusiva.

Sun Ra Martins Geraldes

Atriz DRT 39473 (formada pela CAL-Casa das Artes de Laranjeiras, RJ), pedagoga (Universidade Anhembi Morumbi, SP), arte educadora, consultora de projetos educacionais, pesquisadora das Artes do corpo. Especializada em Corpo: Dança, Teatro e Performance pela Escola Superior de Artes Célia Helena, SP.  Trabalhou como professora e coordenadora pedagógica em instituiçâo de educação infantil e como gestora de projetos de educação corporativa.  Atualmente trabalha como educadora e gestora de projetos no Espaço Anali (desde 2015), além de atuar como professora especialista no CENAED - Centro Nacional de Educação (2017).

 (11) 3642 1060             (11) 9 7658 3939              cenaed.sp@gmail.com

© 2017 por Centro Nacional de Educação, CNPJ: 25.006.762/0001-26 . Logotipo criado e desenvolvido por Mateus Freire. Todos os direitos reservados.