
Resolução de Problemas Matemáticos

Público alvo: Alunos de cursos de Licenciatura, Pedagogos, Professores de Matemática, outros graduados com interesse na resolução de problemas.
Uma das metodologias de ensino em destaque atualmente, inclusive na BNCC, é a Resolução de Problemas. Utilizá-la em sala de aula trará benefícios ao professor, que desenvolverá conteúdos matemáticos de forma desafiadora para seus alunos. Estes também muito serão beneficiados pelas competências e habilidades desenvolvidas a partir do uso dessa metodologia.
Objetivos: A resolução de problemas é uma metodologia que permite que os alunos sejam desafiados a raciocinar matematicamente e a criar diferentes esquemas de trabalho para esse raciocínio. Nesse curso, discutimos o ensinar sobre, para e via resolução de problemas, isto é, abordagens úteis para o uso de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. No curso, serão utilizados problemas para os diversos níveis de escolaridade, e também diferentes procedimentos para esse uso.


Metodologia: Aulas dinâmicas, em que os alunos serão convidados a resolver problemas e analisar possibilidades de uso deles para ensinar conceitos matemáticos.
O curso: Turmas com no máximo 24 alunos. Aulas semanais, totalizando 10 encontros, ministradas por professores doutores em Educação Matemática.
Observação: Os participantes receberão um Certificado após o término do curso.
Local: Polo Vila das Belezas
Rua Manoel Cruz, 23, Vila Ernesto - próximo ao metrô Vila das Belezas
Aulas:
-
Como resolver um problema? O ensino sobre a resolução de problemas
-
Estratégias de resolução de problemas
-
Todo problema é um problema?
-
Como escolher problemas para as minhas aulas? O ensino para a resolução de problemas
-
Como engajar meu aluno na resolução de problemas? Estratégias de uso da metodologia de resolução de problemas
-
Como usar problemas para ensinar? O ensino via resolução de problemas
-
A escolha de problemas para ensinar conteúdos matemáticos
-
A resolução de problemas em sala de aula: Resultados
-
Como engajar a escola na resolução de problemas?
-
Reflexões: a vivência da resolução de problemas em sala de aula
Professora Responsável: Rosana Nogueira de Lima
Licenciada e Bacharel em Matemática. Licenciada em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP. Pesquisas relacionadas ao ensino de Matemática, em particular com tecnologias e resolução de problemas.



