• Centro Nacional de Educação

Resolvendo desafios em grupos virtuais

Atualizado: 1 de Abr de 2020

Dando continuidade às nossas sugestões para o trabalho à distância durante a quarentena, hoje apresentamos uma maneira interessante de se introduzir e aprofundar conceitos matemáticos: a resolução de problemas.

Em postagem anterior (https://www.cenaed.com.br/post/rpm-saladeaula), explicamos como adotar essa metodologia de trabalho e como escolher problemas. Não deixe de seguir os passos lá indicados antes de enviar quaisquer problemas a seus alunos. Aproveitamos para lembrar que essa metodologia tem resultados melhores quando os problemas (ou desafios) são resolvidos em grupos. Assim, sugira a eles que combinem com mais dois colegas resolverem juntos via Skype, Zoom, Google Duo, WhatsApp ou outro aplicativo que eles estejam usando ultimamente para se comunicarem.

Seguem alguns problemas interessantes para o trabalho com as operações matemáticas e as devidas fontes, quando não são de nossa autoria.

Quantas bolinhas?

Alberto tem duas bolinhas a mais que Bernardo. Carlos tem quatro bolinhas a mais que Alberto. Quantas bolinhas Carlos tem a mais ou a menos que Bernardo?

Fonte: Vergnaud, G. (2009). A criança, a matemática e a realidade. (M. L. Moro, Trad.) Curitiba, PN, Brasil: Editora da UFPR, p.69.

Aula de costura

Helena é costureira, e precisa comprar tecido para fazer uma saia e um conjunto. Ela sabe que é necessário utilizar três vezes mais tecido para fazer um conjunto do que para fazer uma saia. São necessários 6 metros de tecido para fazer um conjunto. Quantos metros de tecido Helena deve comprar para fazer a saia?

Fonte: adaptado de Vergnaud, G. (2009). A criança, a matemática e a realidade. (M. L. Moro, Trad.) Curitiba, PN, Brasil: Editora da UFPR

A tartaruga e o coelho

A tartaruga Mirtes e o coelho Afonso estão se preparando para uma corrida. O percurso é de 15 quilômetros e deve ser feito em, no máximo, 5 dias.

- Vou andar 1 Km no 1º dia. A cada dia que passar andarei o dobro do dia anterior e descansarei até o dia seguinte. (Plano da Mirtes)

- Dividirei o percurso em 5 etapas iguais, uma por dia. (Plano do Afonso)

Quem chegará primeiro?

Trajes de inverno

Trocando somente de pulôver e de cachecol, Rita pode ter 15 trajes diferentes. Ela tem três pulôveres; quantos cachecóis ela tem?

Onde ficará cada número?

Como é possível escrever nos círculos, os números de 1 a 19 (os já colocados servem de ajuda), de maneira que nas fileiras com três (tanto horizontais como diagonais) números, o total seja 30, nas de 4 números seja 40 e nas de 5 seja 50?


Fonte: www.parquedaciencia.com.br


Tiro ao alvo

Laura atirou 6 flechas no alvo. Acertou todas. Sabendo que fez 100 pontos, onde Laura pode ter acertado as flechas?



Fonte: BÜRGERS, B.; PACHECO, E. Problemas à vista. 1a. ed. São Paulo: Moderna, 1998. 40 p.

Deixem em nossos comentários suas impressões e dúvidas sobre os problemas, além de sugestões de outros problemas.

Também podem nos deixar suas resoluções!

138 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo