• Centro Nacional de Educação

Planejamento Escolar

O ano está indo embora...

Com ele, encerram-se alguns ciclos. Em particular, na escola, há provas finais, fechamento de notas, festas de fim de ano, formaturas, um sentimento de dever cumprido!


O fim de um ano traz também as expectativas para o outro, e é com esse sentimento que iniciamos o Planejamento. Sim, o Planejamento Escolar inicia-se no final do ano. É nessa época que o professor revê o que aconteceu durante o ano, retoma suas anotações para refletir sobre o que pode mudar para o próximo ano, o que poderia ter sido diferente, o que foi bom e pode ser mantido, dependendo do perfil da turma, quais foram as dificuldades que os alunos tiveram e como é possível contorná-las em uma nova turma. Em resumo, avalia o andamento do ano letivo para refletir sobre o próximo. Em tempos de BNCC, temos também que repensar os meios de trabalho, pois temos que focar nas competências e habilidades, tendo como ferramentas os conteúdos, e não o contrário.


Um Planejamento Escolar pode ser mais efetivo se o professor conhecer os alunos antes de formulá-lo. Isso porque o primeiro elemento que deve ser levado em consideração ao planejarmos um material, uma aula, uma disciplina, um semestre letivo, é "para quem?". Assim, o planejamento do ano letivo não poderá ser terminado sem que o professor saiba quem são os alunos com os quais o trabalho será realizado.


Uma possibilidade para esse contato é que a escola proponha uma atividade em cada sala de aula, na qual o professor regente seja aquele que trabalhará com o grupo no próximo ano. Uma brincadeira, uma discussão sobre determinado assunto de interesse de todos, a proposição de um jogo novo proporcionarão ao professor um contato inicial com seus futuros alunos, permitindo que ele planeje de forma mais adequada à turma.


Outra possibilidade é a troca de experiências entre professores. Converse com o professor da turma que você terá no próximo ano. Veja com ele as principais dificuldades de cada aluno, conteúdos que foram ou não extensamente discutidos, o que poderia ser retomado. Veja também os interesses dos alunos, o que correu da forma prevista, com tranquilidade.


Uma dica: na primeira aula do ano letivo, para compreender melhor o que os alunos aprenderam no ano anterior, faça uma gincana, uma brincadeira, um jogo, uma rodada de desafios. Tal abordagem permite que os alunos fiquem mais à vontade em exteriorizar o que pensam e como raciocinam, pois eles não percebem que estão sendo avaliados em atividades desse tipo.


Quais são as suas sugestões para um Planejamento Escolar efetivo? Deixe seu recado em nossos comentários.

Aproveite também para nos contatar. O CENAED está à disposição para colaborar com o planejamento de sua escola.

58 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 (11) 3642 1060             (11) 9 7658 3939              cenaed.sp@gmail.com

© 2017 por Centro Nacional de Educação, CNPJ: 25.006.762/0001-26 . Logotipo criado e desenvolvido por Mateus Freire. Todos os direitos reservados.