• Centro Nacional de Educação

Oportunidade de mudanças no ensino

Atualizado: 1 de Abr de 2020

Estamos vivendo um novo momento no Brasil e no mundo. Temos que nos adaptar à quarentena, ao trabalho em casa, enquanto as crianças também precisam se adaptar a estudar de uma forma diferente, sem a presença física do professor e de colegas de sala. Estando em casa, talvez seja difícil para elas o estudo da mesma forma que fazem na escola. Assim, na postagem do Blog do CENAED desta semana e nas próximas, traremos algumas sugestões aos professores sobre tarefas para enviar a seus alunos nesse período. Dessa vez, apresentamos alguns aplicativos.

A ideia de trabalhar com aplicativos de celulares e smartphones mesmo sendo em sala de aula é importante, pois, ao utilizar essa ferramenta, a qual faz parte da vida do aluno, fazemos com que a aula continue depois do horário regular. Isso mesmo. Os alunos voltam para casa, baixam o aplicativo e continuam utilizando-o, o que faz com que ele se aprofunde no conhecimento, aprenda mais e mantenha-se conectado ao que foi trabalhado em sala de aula por mais tempo. E nesse momento, diferente para nós e para eles, essa ferramenta se torna crucial, pois terão que se envolver com as atividades sem a nossa presença.

Para colaborar, seguem algumas sugestões.

MULTIBASE


Ideal para quem está aprendendo unidades, dezenas e centenas, o Multibase simula o material dourado de uma forma eletrônica e mais dinâmica. Você pode elaborar problemas e pedir para o aluno utilizar esse aplicativo ao invés de o material dourado físico. É bem interessante o fato de o aluno ter que sacudir uma dezena para separar os cubinhos da barra. Isso evidencia que realmente uma dezena se desfaz em 10 unidades. Um exemplo de problema: "Pedro tinha 16 bolinhas de gude. Ao jogar com seus amigos, perdeu 7. Com quantas bolinhas Pedro ficou?". “Pedro” também pode ganhar algumas bolinhas e sair do jogo com 23 bolinhas, e então o aluno deve descobrir quantas ele ganhou ao longo do jogo.

MATH PIECES


Um jogo interessante de operações matemáticas, o Math Pieces permite que o aluno compreenda expressões numéricas e o uso do sinal de igualdade. Nele, aparecem expressões que devem ser completadas por números, sinais de operação ou o sinal de igualdade. Indicado para os alunos que estão desenvolvendo suas ideias sobre as operações, ou precisam praticar suas habilidades com elas.

UNBLOCK


Ideal para todas as idades (inclusive para os professores!), pois desenvolve habilidades de visão espacial, organização e competências de estratégia, necessárias para a resolução de problemas. Além disso, é divertido e prende a atenção dos alunos.

Essas são somente algumas sugestões para que a quarentena de seus alunos seja produtiva e ao mesmo tempo divertida. Não se restrinja a estes aplicativos. Há muitos que são interessantes e diversos que podem ser problemáticos. Como distinguir? Brincando! Professor, use o aplicativo, veja todas as fases, analise tudo o que o aluno verá. Se houver alguma coisa que você não concorda, descarte. Mesmo que haja coisas excelentes no aplicativo, um único problema pode causar um erro de aprendizagem para seu aluno que acabe por ser incorrigível no futuro.

Se tiver alguma dúvida se existem erros de conceito em algum aplicativo, não hesite em nos procurar, eletronicamente é claro, rsrsrs, pelo menos nesse período de quarentena.

Aproveite a quarentena para passar algum tempo buscando novos aplicativos para suas aulas. E lembre-se, é para superar a adversidade que nos reinventamos, aprendemos e crescemos cada vez mais.

Deixe seu recado nos nossos comentários sobre como está sua comunicação com seus alunos na quarentena e as possibilidades de trabalho que você deixou para eles.


201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 (11) 3642 1060             (11) 9 7658 3939              cenaed.sp@gmail.com

© 2017 por Centro Nacional de Educação, CNPJ: 25.006.762/0001-26 . Logotipo criado e desenvolvido por Mateus Freire. Todos os direitos reservados.