• Centro Nacional de Educação

Dia Internacional da Mulher

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, uma data criada para lembrar a luta da mulher por melhores condições de trabalho, direito a voto, igualdade social. Queremos hoje lembrar uma mulher que tem grande relevância para a Educação: Maria Montessori (1870-1952).


Maria Montessori foi uma mulher à frente de seu tempo. Nascida em 1870 na Itália, ela foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Entretanto, por uma atitude machista, foi impedida de exercer a profissão que escolheu porque, naquela época, um homem podia tocar uma mulher para examiná-la, mas uma mulher não podia examinar um homem e nem mesmo outra mulher! Por isso, ela trabalhou com crianças com alguma deficiência física ou intelectual, as quais não eram aceitas pelas escolas. Ela criou materiais didáticos para ensiná-las, baseando-se no princípio de que as crianças deveriam se desenvolver com a menor interferência possível do professor. Ela acreditava na importância de permitir que a criança construísse o próprio conhecimento, e observou que a manipulação de objetos proporcionava desenvolvimento de conceitos matemáticos com mais facilidade.

Até hoje, escolas Montessorianas estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Os materiais por ela criados são ricos e colaboram para o desenvolvimento da criança de várias formas. Um deles é o Material Dourado, adequado para ensinar o Sistema de Numeração Decimal. Há até versões digitais dele (como mencionado anteriormente nesse Blog), que possibilitam um trabalho ainda mais completo. A teoria de Montessori inspirou fortemente outros grandes nomes da Educação, como Jean Piaget, e novas metodologias de ensino.

E você? Qual mulher da história você gostaria de lembrar nesse dia, ou até mesmo durante esta semana? Aproveite para explorar o assunto com seus alunos. Converse com eles sobre grandes mulheres da história. Lembre-os também de mulheres desconhecidas do mundo, mas que são conhecidas por eles: suas mães, avós, irmãs, que se desdobram para ajudá-los diariamente a crescer com carinho, atenção, honestidade e sabedoria.

Promova um debate, sugira a confecção de cartazes, elaboração de vídeos, o estudo da história de vida de mulheres inspiradoras. Quem sabe, Maria Montessori pode inspirar você a criar novos meios de guiar seus alunos a grandes conquistas.

Feliz Dia Internacional da Mulher!! Que possamos ser inspiração para nossos alunos!



Deixe em nossos comentários seu recado sobre alguma mulher inspiradora.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 (11) 3642 1060             (11) 9 7658 3939              cenaed.sp@gmail.com

© 2017 por Centro Nacional de Educação, CNPJ: 25.006.762/0001-26 . Logotipo criado e desenvolvido por Mateus Freire. Todos os direitos reservados.