• Centro Nacional de Educação

Dia do Saci Pererê

Dia 31 de outubro é o Dia do Saci. Esse dia foi instituído no Estado de São Paulo, mas também é celebrado em outros estados, como Minas Gerais, Ceará e Espírito Santo. O Saci é uma figura tão marcante do folclore brasileiro que é símbolo da Seção de Instrução Especial da Academia Militar das Agulhas Negras, pela sua inteligência e brasilidade!


O Saci engloba características de povos que ajudaram a construir o que é hoje a cultura do Brasil. Supõe-se que ele é originário dos indígenas que viviam no sul do país, sendo um pouco maldoso ou brincalhão dependendo da versão desse personagem. Já na região nordeste, a lenda é a de que ele perdeu a perna dançando capoeira, uma dança africana. Além disso, o cachimbo que ele fuma também tem origem africana. Já o gorrinho, é herdado de uma lenda portuguesa, o Trasgo, que tem poderes sobrenaturais. Ele é tão marcante, que a lenda se espalhou até pelos países vizinhos ao sul.

Com um pouquinho de cada um desses povos, o Saci Pererê é um menininho traquina, que fuma um cachimbo, usa um gorro vermelho, só tem uma perna, é negro e muito bem humorado. A ele são atribuídas traquinagens como fazer cozinheiras deixarem a comida queimar, ou ficar muito salgada, trocar as coisas de lugar, assustar animais, especialmente os cavalos, trançando a crina e rabo deles. Quer capturá-lo? Coloque uma peneira em um redemoinho.

Sabendo de tudo isso, como podemos utilizar a figura do Saci em aula?

É possível iniciar solicitando aos alunos que busquem mais informações sobre o Saci em livros, vídeos, sites e também com seus pais, que certamente ouviram alguma coisa sobre o Saci quando eram crianças. Há outros personagens de nosso Folclore que têm semelhanças com o Saci, e ele mesmo tem características diferentes em cada região do Brasil, o que mostra uma necessidade de saber mais sobre ele.

Podemos aproveitar essa origem diversificada do personagem para discutir nossas origens, as origens dos alunos, como os africanos e os portugueses vieram para o Brasil, e como eram os indígenas que aqui estavam. Quais outras heranças será que temos de cada um deles? Há outros personagens do Folclore Brasileiro que têm essa origem tão diversa?

Uma interessante discussão seria sobre as ações do Saci, já que é importante desenvolver competências socioemocionais. Como os alunos reagiriam a elas? O que as ações do Saci podem nos ensinar?

Aproveite para desenvolver também as inteligências musical e corporal cinestésica de Howard Gardner, trazendo músicas que falam do Saci Pererê, que nos fazem dançar, ou pular como ele, e quem sabe até desenhar um Saci para enfeitar o ambiente.

No dia 31 de outubro, também se comemora o Halloween, ou Dia das Bruxas. Uma data tipicamente norte americana. Ela é gostosa pelas brincadeiras, e não precisa ser deixada de lado, mas nós professores somos guardiões da cultura de nosso país, e não podemos negligenciar um personagem tão brasileiro como o Saci! Vamos sempre vivenciar nossa cultura!

Aproveite o 31 de outubro para ter um momento bem brasileiro com seus alunos, e depois, deixe suas experiências em nossos comentários.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 (11) 3642 1060             (11) 9 7658 3939              cenaed.sp@gmail.com

© 2017 por Centro Nacional de Educação, CNPJ: 25.006.762/0001-26 . Logotipo criado e desenvolvido por Mateus Freire. Todos os direitos reservados.