• Centro Nacional de Educação

Uma Homenagem ao Dia do Professor

Há um ano, iniciávamos nosso Blog com uma homenagem ao Dia do Professor, lembrando que esta é uma profissão sempre em transformação, seja pelo perfil dos alunos, que muda a cada dia, seja pelas mudanças curriculares, que nos fazem refletir sobre nossa maneira de encarar o ensino e a aprendizagem.

De lá para cá, as mudanças foram inimagináveis! Nossas salas de aula passaram a ser a nossa casa e a de nossos alunos, mediadas pela tela de um computador, um tablet, ou um celular. De um dia para outro, precisamos aprender a lidar com a tecnologia, descobrir novos meios de ensinar, e, como mencionamos em outra publicação, viramos "mutantes", para acompanhar tantas novas tendências, ideias e soluções.

Por mais penoso e difícil que tenha sido no começo, essas transformações em nossa prática, necessárias para superarmos as barreiras do distanciamento, foram essenciais para uma evolução na nossa maneira de ver e entender o ensino, a aprendizagem, e levou a Educação a um novo paradigma!


O paradigma que inclui as possibilidades infinitas de uso de tecnologias digitais e metodologias ativas, que coloca o aluno como ator principal do processo de aprendizagem, e o professor como diretor e expectador, que guia, mas, ao mesmo tempo, se permite ficar na plateia, observando o desempenho do ator em cena.

Um novo momento ronda o Dia dos Professores este ano! O momento tão esperado da volta às aulas presenciais. Alguns professores já iniciaram esse processo de volta, outros iniciarão em breve. É um momento de alegria, de emoção, de cuidados com a saúde e o bem estar de todos. É momento de rever seus alunos, de ouvir as experiências deles e refletir sobre as suas.

Essa volta exigirá espaço para ouvirmos nossos alunos, que terão muitas histórias a contar, perguntas a fazer, questões a refletir. Precisarão de nossa ajuda para entender a situação que ainda estamos vivendo, os cuidados que devem tomar para se sentirem seguros e acolhidos.


Professor, prepare uma acolhida a seus alunos. Acrescente elementos diferentes à decoração de sua sala, proporcione atividades descontraídas, conversas produtivas e momentos de reflexão.

Da mesma forma, coordenadores e diretores também podem acolher seus professores! Permitam que eles também tenham espaço para serem ouvidos.

Hoje é Dia do Professor! Um profissional novo que acaba de sofrer mutações, transformações e novas vivências. Deixamos nesta publicação nosso agradecimento a eles por enfrentarem as adversidades e saírem mais fortes, e por terem colaborado para a implantação desse novo paradigma na Educação.

Deixamos, também, nossa lembrança de que é essencial refletirmos sobre o que se passou e o que temos a frente agora, nesse novo tempo. Não deixe que práticas antigas voltem a sua sala de aula. Não deixe para trás todo o aprendizado que você obteve nessa quarentena. Reflita sobre as novas possibilidades de trabalho, presenciais, à distância, com tecnologias digitais, sem elas, com mais participação do aluno e mais alegria de vê-lo evoluir e se tornar cidadão.

Que o Dia do Professor também seja inimaginável!

Deixe suas reflexões em nossos comentários.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

 (11) 3642 1060             (11) 9 7658 3939              cenaed.sp@gmail.com

© 2017 por Centro Nacional de Educação, CNPJ: 25.006.762/0001-26 . Logotipo criado e desenvolvido por Mateus Freire. Todos os direitos reservados.