• Centro Nacional de Educação

Atividades para o Dia do Folclore

Na última publicação de nosso Blog, discutimos um pouco sobre como utilizar Podcasts no ensino, as possibilidades de desenvolvimento de Competências Socioemocionais, uso de Metodologias Ativas, dentre outras. Hoje, sugerimos outro recurso digital que recebe muito interesse dos alunos, o vídeo.

Vídeos são interessantes porque trazem cores, sons e personagens que atraem e encantam. Além disso, as imagens podem ajudar a desenvolver a imaginação. Hoje em dia, os alunos podem, com o auxílio de um celular, gravar seus próprios vídeos, explorar suas ideias e exercitar a criatividade, e isso pode ser aproveitado pelo professor. Ele pode sugerir que os alunos organizem roteiros a serem seguidos durante a gravação, para que a produção seja mais interessante e focada. Isso exige que eles trabalhem em grupo, discutam o conteúdo do vídeo, quais materiais serão necessários para melhorar a performance, quem fará qual papel, quais as falas de cada um, quem filmará, quem editará o vídeo, e assim por diante. Veja como eles poderão aprender a organizar o trabalho, a escutar os colegas, a tomar decisões e a compartilhar ideias e informações, competências essenciais para a vida dele.

Amanhã, 22 de agosto, é o Dia do Folclore, e nada melhor do que aproveitá-lo para promover o uso de vídeos.

Folclore é uma palavra de origem inglesa, cunhada por William John Thoms, unindo Folk (povo) e lore (cultura). Assim, Folclore é a cultura de um povo, transmitida principalmente oralmente. Essa palavra foi criada em 22 de agosto de 1846, por isso esse dia é internacionalmente conhecido como o Dia do Folclore.

Sendo uma cultura transmitida oralmente pelo povo, uma discussão interessante que pode iniciar as atividades relacionadas ao Folclore é entender a proveniência dos alunos, quais são as culturas, músicas, danças que a família ensinou a eles, as tradições folclóricas das regiões em que as famílias nasceram, etc. Sendo uma cultura oral, os alunos podem gravar vídeos com os pais para fazerem esses relatos. Seria uma maneira de tornar o Folclore parte da vida deles, e não somente lendas nascidas em lugares distantes. Esses vídeos podem se tornar, posteriormente, uma compilação das vivências de toda a sala.

Em nossa enquete no Instagram (@cenaed_edu), observamos que o Saci e a Iara são personagens muito utilizados em aulas focadas no Folclore, o que nos leva a iniciar por eles. O canal "Turma do Folclore" no YouTube apresenta as histórias do Saci e da Iara, contando características desses personagens e a relação deles com a natureza, o que pode trazer uma boa conversa. Também há, nesse canal, vídeos com músicas deles, que agradam e podem ser usadas inclusive com a Educação Infantil. É importante lembrar, também, que na Região Sudeste, o Dia do Saci é comemorado em 31 de outubro, o que pode ser uma boa época para trazer histórias e conversas sobre ele, abrindo mais espaço em agosto para outras lendas.


O Boitatá e o Curupira são personagens ligados à proteção da floresta e dos animais, o que possibilita uma discussão sobre a importância de cuidar da nossa flora e fauna, preservar o meio ambiente, desenvolver projetos sustentáveis. O canal "Mundo Serelepe" apresenta a história de ambos os personagens, mostrando justamente esse elemento das lendas. Lembrando que o Curupira também tem o seu próprio dia, 17 de julho.

Depois de assistirem a esses vídeos, sugira aos alunos que pesquisem sobre a origem dessas lendas, as influências que lendas de outras regiões e países têm sobre nossa versão e como elas se diferem entre países e regiões.

Promova uma atividade em que os alunos criem vídeos discutindo e analisando as informações que obtiveram, enriquecendo ainda mais a discussão. O resultado pode ser divulgado por meio de um "Dia de Cinema" para a turma, no qual os vídeos serão apresentados e discutidos.


Não deixe de lado outros personagens e lendas, como Boi Bumbá, Mula sem Cabeça, Cuca e Lobisomem, ou as populares em sua região. Nem as músicas, histórias pessoais, parlendas, brincadeiras! Se quiser, acrescente também outros recursos digitais, como o Podcast, e enriqueça ainda mais a aula!

Deixe em nossos comentários suas experiências com vídeos!

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo