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Atividade para a Criatividade Matemática

Estamos em Dezembro! Escolas, professores e alunos se preparam para a finalização do ano, que acontece em meio a provas, relatórios de avaliação, momentos de tensão tanto para alunos quanto para professores. Como fazer para que esse momento seja mais tranquilo para todos?

Essa não é uma tarefa fácil. Porém, podemos aproveitar as últimas aulas do ano para relaxar e fazer brincadeiras, como, por exemplo, uma Gincana diferente: a da Criatividade Matemática.


Nossos alunos são muito criativos! Eles inventam jogos, contam histórias, criam músicas e vídeos. Mas será que eles são criativos também em Matemática? Criativos em Matemática? Isso é possível? O que é criatividade matemática?

Alguns pesquisadores em Educação Matemática entendem a criatividade matemática como o processo de encontrar resoluções inovadoras para problemas, encontrar novos problemas a partir da solução de algum, encontrar diversas resoluções diferentes para o mesmo problema.

Considerando essas ideias, uma Gincana de Criatividade Matemática poderia ter como regras que o grupo que encontrar a maior quantidade de resoluções diferentes para um problema seria o ganhador. Um prêmio de originalidade poderia ser dado ao grupo com a resolução mais inusitada, diferente ou inovadora.

Tomemos como exemplo o seguinte problema:

Sempre cabe mais um

Um banco estava totalmente ocupado e cada uma das pessoas sentadas usava 70 cm do banco. Chegando mais uma pessoa, todos se reacomodaram para que ela pudesse sentar e cada pessoa passou a ocupar 60 cm do banco. Qual o comprimento em metros, do banco?

(Fonte: Adaptado do SARESP, 2010)

Este problema tem várias resoluções possíveis. Por exemplo, pode-se buscar os múltiplos de 60 e 70 para obter um resultado comum:

Observando a tabela, obtemos 420 como um múltiplo comum, e então o banco teria 420 cm, ou 4,20 metros. É possível, também, buscar diretamente o menor divisor comum de ambos, e obter essa mesma resposta.

Uma outra possibilidade seria ver que cada pessoa sentada no banco liberou 10 cm para a pessoa que chegou. Como o recém-chegado passou a ocupar 60 cm do banco, foram liberados pelas pessoas esses 60 cm, o que significa que havia 6 pessoas no banco usando 70 cm cada. Logo, o banco teria 4,20 metros.

A habilidade de buscar diferentes pensamentos e possibilidades, como apresentados nas resoluções, para resolver problemas em Matemática é essencial para os alunos. Ela pode colaborar para o desenvolvimento deles, não somente nessa disciplina, mas também para que possam refletir sobre uma mesma situação e encontrar diferentes estratégias de saída, o que é útil e importante para a vida diária.

E você, já pensou nisso? Deixe em nossos comentários suas ideias para o uso dessa Gincana com os alunos.

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