• Centro Nacional de Educação

Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las?

Atualizado: 21 de Jul de 2020

Um assunto muito em pauta ultimamente é o desenvolvimento, pelo aluno, de Competências Socioemocionais. Evidencia-se a necessidade desse desenvolvimento por uma série de fatores: são importantes para a convivência em sociedade, o ambiente de trabalho, resolver problemas complexos que se apresentam durante a vida, ter consciência do outro e de si mesmo, e também, saber lidar com situações adversas como a que vivemos nesse momento de pandemia. Talvez tenha sido exatamente por causa dela que ter Competências Socioemocionais passou a ser tão evidente.

Primeiramente, é preciso entender o que são as chamadas Competências Socioemocionais. São competências próprias de cada indivíduo, relacionadas a como ele reage frente a situações que envolvem relação com o outro, que não lhe são familiares, de tomada de decisão, estímulos sociais, dentre outros. Elas envolvem empatia, resolução de problemas, resiliência, comunicação, criatividade, pensamento crítico, liderança, tolerância, dentre outras.

Elas são importantes também para futuras relações de trabalho de nossos alunos, mas, por serem pessoais, precisam ser desenvolvidas desde pequenos. Afinal, como é possível ajudá-los nessa empreitada?

Acima de tudo, é necessário que o ensino seja feito a partir de Metodologias Ativas. Mas, qual é o papel dessas metodologias ativas no desenvolvimento de Competências Socioemocionais? Para responder a essa pergunta, vamos observar com cuidado cada uma delas.

Aprendizagem baseada em problemas

Esta metodologia envolve a resolução de desafios. Ela é feita em grupos de alunos que devem, juntos, analisar o desafio, interpretá-lo e resolvê-lo em conjunto. Ao fazê-lo, os alunos precisam aprender a conviver, a escutar a opinião dos outros, a raciocinar, a argumentar, muitas vezes até a admitir que está errado. Durante a resolução de problemas, os alunos são convidados a desenvolver sua criatividade buscando novas estratégias de resolução para o mesmo problema.


Sala de aula invertida

Ao apresentar atividades e materiais para os alunos estudarem antes da aula, o professor permite que eles desenvolvam autonomia, podendo estudar em seu próprio ritmo, buscar outros elementos para aprofundar seus estudos, analisar criticamente o que lê para comunicar o que aprendeu em sala de aula.


Aprendizagem entre times

Para trabalhar e aprender em times, é necessário desenvolver empatia, liderança e tolerância.

Empatia para se colocar no lugar dos colegas e compreender como eles se sentem em situações que os deixam tristes, incomodados, retraídos, diminuídos, etc. Observar que cada pessoa tem um ritmo de aprendizado desenvolve tolerância. Finalmente, é o trabalho em grupo que revela verdadeiros líderes e que permite aos alunos observarem o comportamento de um líder perante o grupo, para poderem segui-lo e buscar ter tais comportamentos.


Estudo de caso

Nessa metodologia, os casos apresentados são reais. Isso permite que os alunos aprendam a lidar com situações conflitantes da vida cotidiana, reflitam sobre elas, desenvolvam pensamento crítico e até mesmo tenham empatia com o vivenciado no caso apresentado e por outros alunos.


Aprendizagem baseada em projetos

É com ela que se proporciona que os alunos compreendam as relações entre diferentes saberes e possibilidades de desenvolvimento. Nessa aprendizagem, entende-se o valor da organização, da relação pessoal, do trabalho em grupo, o que favorece o desenvolvimento de todas as Competências Socioemocionais.


Não se pode deixar de mencionar a importância da tecnologia, nos dias de hoje, para o trabalho com as metodologias ativas e para o desenvolvimento dessas competências. Elas proporcionam aprendizagens diferentes daquelas com papel e lápis, e permitem que os alunos tenham ferramentas para auxiliá-los nessa empreitada.

Hoje é Dia do Amigo! Aproveite esta data para refletir como amigos podem colaborar para que os alunos desenvolvam algumas dessas Competências Socioemocionais, e deixe sua sugestão em nossos comentários.

144 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

 (11) 3642 1060             (11) 9 7658 3939              cenaed.sp@gmail.com

© 2017 por Centro Nacional de Educação, CNPJ: 25.006.762/0001-26 . Logotipo criado e desenvolvido por Mateus Freire. Todos os direitos reservados.