• Centro Nacional de Educação

Atividades para os anos iniciais usando Podcasts

Recursos digitais estão sendo utilizados com muita frequência em nossas aulas hoje em dia, e espera-se que esse uso permaneça frequente daqui para frente, já que aprendemos tanto e vimos como eles podem colaborar com o nosso trabalho diário.

Um recurso pouco usado são os Podcasts. De acordo com o Wikipedia, a palavra Podcast se origina da ideia de juntar iPod com broadcasting. A sigla Pod significa "Personal on Demand", pessoal e por demanda, em uma tradução livre, enquanto broadcasting significa radiodifusão. Assim, um podcast é um meio de se escutar um conteúdo de rádio quando a pessoa quiser. Muitas emissores de rádio e televisão têm seus próprios podcasts.


Mas não são somente programas de rádio que se ouve em podcasts. Há também histórias infantis, discussões sobre filmes, séries de TV e outros programas, divulgação científica, explicação de fenômenos da natureza para crianças, e discussões acadêmicas, educacionais, assuntos diversos! Ufa! Quanta coisa! Pense em um de seus interesses, temas de aula e busque!

Então vem a pergunta: como posso usar podcasts nas minhas aulas?

Pensemos nos objetivos que podemos ter com esse uso.

Uso a Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida

Nessa metodologia, espera-se que o aluno estude sobre o assunto a ser discutido com o professor e os outros alunos antes do encontro com todos. Para isso, o professor pode indicar materiais, e um excelente meio de se ter acesso a informações é um podcast. Como é muito fácil buscar novos episódios sobre um mesmo assunto, o aluno pode ficar instigado a escutar ainda mais e trazer elementos novos para a discussão. Isso também significa desenvolver a autonomia do aluno (olha uma competência socioemocional sendo desenvolvida neste processo!), sem contar que permite o aprendizado no tempo dele. Incentive-o a buscar mais, mostrando que isso foi um diferencial que permitiu a participação ativa dele na aula, e consequentemente o aprendizado.

Promoção de um debate

Muitos podcasts de Ciências, como, por exemplo, o SciKids, respondem a perguntas de crianças com uma linguagem que elas entendam. Uma ideia bem interessante seria apresentar uma pergunta que já foi respondida neste (ou em outro) podcast, e debater com eles qual seria a resposta. Depois do debate, todos ouvem a resposta e podem até abrir uma nova discussão sobre o que entenderam. Ao final, sugira que eles elaborem uma pergunta para ser enviada e respondida pelos cientistas.


Discussão de um conteúdo

Há podcasts como "A Nossa Língua de Todo Dia", que discutem usos da Língua Portuguesa com o auxílio de músicas. A partir dessa discussão e da música apresentada, pode-se auxiliar os alunos na descoberta de regras, concordâncias e usos da nossa língua. Como já comentamos antes nesse Blog, músicas são bem-vindas para isso, além de transformarem a aula em uma animada e movimentada experiência.

Lembremos também de que Howard Gardner, um psicólogo americano, elaborou a teoria das Inteligências Múltiplas, sugerindo que os seres humanos podem desenvolver uma variedade de habilidades cognitivas, dentre elas, a inteligência musical. Isso significa que utilizar podcasts pode ajudar os alunos que se beneficiam dessa inteligência.

Busque mais desse mundo, e você verá que é possível fazer uso de vários tipos de áudios em suas aulas. Aproveite e deixe uma dica de um podcast que você gosta em nossos comentários.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo