• Centro Nacional de Educação

Atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Hoje, no Blog do CENAED, voltamos a sugerir atividades para o trabalho à distância, agora com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

É importante observar as características dos alunos de cada ano escolar. Os mais velhos têm mais autonomia para fazerem atividades sem o auxílio dos pais, enquanto os do 1º ano, por exemplo, podem precisar de alguma colaboração. Mesmo com essas diferenças, podemos elaborar ótimas atividades com todos eles à distância.


Uma primeira providência importante a ser tomada é definir um lugar para o aluno realizar as atividades escolares em casa. Pode ser uma mesinha no quarto dele, um canto da mesa da sala de jantar, ou outro cômodo da casa, mas é importante que ele tenha o espaço próprio para isso. Lembre-se de que precisamos orientar os pais quanto a isso. Eles não são professores e não tem familiaridade com essas pequenas coisas que fazem muita diferença no aprendizado do aluno.

Outro elemento essencial é a rotina. Determine com eles horários para a resolução das atividades. Um meio bem interessante para se fazer isso é o uso de aplicativos específicos para organizar a rotina das crianças. Eles têm inclusive recompensas para as tarefas realizadas no período estipulado, o que motiva bastante.

Envie vídeos para os alunos e elabore uma atividade sobre ele. Por exemplo, a história da Lebre e da Tartaruga no vídeo abaixo pode colaborar para a discussão das grandezas de tempo, espaço e velocidade, dia e noite, horário. Também pode-se elencar vários animais e suas características. A moral da história também é um ótimo elemento para reflexão. Todos esses assuntos estão em concordância com a BNCC e devem ser considerados.


O uso de vídeos é indicado para prender a atenção dos alunos. Em aulas presenciais, podemos observar quando os alunos estão dispersos. Em uma "live", é difícil percebermos a atenção de todos os alunos, e precisamos de elementos que tornem a atividade interessante e motivadora. O vídeo pode ser enviado antes da "live" com o professor, sendo o instigador da discussão e reflexão.

Quer trabalhar frações? Há (pelo menos!) dois aplicativos bem interessantes para isso. Um deles é o Simply Fractions 3 (Lite). Ele possui atividades de adição, subtração e multiplicação de frações, dentre outros. Nele, os alunos podem manipular figuras divididas em partes iguais para determinar as soluções ao mesmo tempo em que lidam com a representação simbólica. Além disso, ele também tem desafios a serem solucionados pelos alunos. Já mencionamos anteriormente nesse Blog como a resolução de problemas é importante e interessante para os alunos e para o professor! Outro aplicativo é o Fraction Stripes, usado para construir ideias de frações equivalentes. Também é possível trabalhar adição de frações a partir das equivalentes. Ambos aplicativos podem ser utilizados em conjunto pelo aluno. Isso trará maior desenvolvimento e entendimento.


Disponibilize alguns horários para tirar dúvidas deles por algum aplicativo de comunicação, além das "lives" feitas para discussão geral da sala. Isso pode ajudá-los a compreender elementos específicos que podem não ter ficado claros durante a explicação para a sala toda. Além disso, tais comunicações individuais podem ajudar você a avaliar o aprendizado dos alunos e refletir sobre as próximas atividades a serem enviadas.

Continuemos nosso trabalho com alegria e esperança! Certamente o aprendizado tem sido enorme!

Deixem seu recado em nossos comentários sobre como os alunos têm recebido suas atividades.

133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo