• Centro Nacional de Educação

A Alfabetização e o papel do Professor

Na última postagem de nosso Blog, lembramos que o professor precisa ser "mutante" para poder seguir as novas tendências, aprender todos os dias um novo meio de colaborar com a aprendizagem dos alunos, como no desenvolvimento da alfabetização. Nesse momento, vemos a importância de se desenvolver habilidades para que o aluno possa usar a tecnologia de maneira produtiva e responsável. Isso também muda o papel do professor nesse processo.

É o professor quem faz a ponte entre o conhecimento e o aluno. É ele quem gerencia a relação do aluno com o saber, propondo atividades, leituras, questionamentos. Hoje, observa-se que os alunos estão inseridos em um mundo globalizado, no qual a tecnologia é uma porta para a informação, e a leitura ocorre e ainda ocorrerá na vida deles, em grande medida, com uso de tecnologias. Além disso, essa é uma porta para trocas de informações com pessoas que estão distantes, possibilitando que sejam desenvolvidos e descobertos outros potenciais desses alunos. Se o professor desconsiderar essa ferramenta, ele privará seu aluno de conhecimento e de desenvolvimento.

Então, o papel do professor deixa de ser o de "detentor de conhecimento", para ser o de mediador, orientador, pesquisador, instigador. Sim, um papel muito mais abrangente e mais difícil, mas essencial para nossos alunos. Para cumprirmos esse papel, precisamos ter a tecnologia como nossa aliada.

Mas, como fazê-lo? A primeira coisa a fazer, é experimentar o que nosso aluno faz! Faça buscas na internet, vivencie essa busca como uma criança a procura de informações, e leia na tela. Eles não imprimem. Nós fazemos isso! Incentive-os a buscar informações para a aula. Cada aluno fará a busca de uma maneira diferente e isso trará riqueza e abrangência para a discussão com os colegas, e ainda ajudará você a observar como eles fazem essa busca e ensiná-los a obter melhores resultados.

Descubra o que o Facebook, Instagram e WhatsApp pode fazer por suas aulas. Eles usam com frequência essas ferramentas, e esse interesse pode ser um aliado. Grupos de Facebook podem ajudar para que suas aulas continuem depois do horário, já que eles entrarão para discutir e questionar. Imagens da aula no Instagram ou até mesmo de curiosidades sobre o assunto da aula podem colaborar com o comprometimento deles. Além disso, os grupos de WhatsApp podem servir para debater sobre a resolução de desafios ou questionamentos da aula.


Muitos são os aplicativos de leitura. Pode-se comprar livros no Amazon, Saraiva, Livraria Cultura, e cada uma dessas lojas têm um aplicativo. Descubra como eles são para entender como será a leitura dos alunos nesses aplicativos. Muitos têm possibilidades de marcação, anotações, de ver miniaturas das páginas, e até mesmo dicionários. Ao usá-las, você descobrirá meios de incluir essas ferramentas no seu planejamento, para tê-las como aliadas.

Novamente, lembramos que não se trata de deixar para trás práticas usuais com papel e lápis, mas de incluir novas práticas para colaborar com o desenvolvimento dos alunos. Não é porque eles têm familiaridade com a tecnologia que sabem como usá-la sem precisar de auxílio.

Nós professores nos tornamos pesquisadores, ao procurar mais informações e estudos para melhorar nossas aulas, orientadores e instigadores, ao usar metodologias ativas e deixar nossos alunos guiarem sua própria aprendizagem, e certamente isso nos fará crescer cada vez mais!

Aproveite as mutações pelas quais você precisa passar com reflexão e alegria pelo aprendizado e pelo trabalho realizado!

Deixe seus comentários sobre todas as vezes que você precisou mudar para atender as exigências que novas ferramentas trazem para nossa profissão.

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