• Centro Nacional de Educação

A BNCC e a Alfabetização

Retomando as ideias sobre a BNCC, esta semana, o assunto é a Alfabetização.


Esse é um momento importantíssimo na vida da criança, pois ela entra no mundo letrado, isto é, começa a reconhecer letras e símbolos e a compreender o significado deles. Isso permite que ela tenha um novo meio de comunicação, o que a torna mais autônoma, protagonista de seu próprio pensar!


A responsabilidade do professor nesse momento é imensa, pois ele não somente precisa ajudar o aluno a aprender a ler e a escrever, mas também a ser um cidadão crítico e responsável, que reflete sobre o que lê e tira suas próprias conclusões.


De acordo com a BNCC, a alfabetização começa na Educação Infantil. Sim, claro! Nesse nível, os alunos começam a ter contato com letras e símbolos, a reconhecer algumas delas, por exemplo as letras do próprio nome. Entretanto, a ideia não é que o aluno seja alfabetizado nessa etapa escolar. Isso pode até acontecer de maneira natural e espontânea, mas a ideia que a BNCC traz é a de que o aluno seja alfabetizado nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.


Mas como desenvolver esse processo tão importante?


Não esqueçamos de que as práticas da Educação Infantil não devem ser deixadas de lado. Assim, podemos partir dos eixos estruturantes "Interação" e "Brincadeira" para desenvolver a alfabetização. Jogos que relacionem vogais e consoantes para a formação de sílabas permitem interação entre alunos, o que possibilita que eles façam parte do processo de alfabetização uns dos outros, crescendo juntos.


A contação de histórias também colabora no desenvolvimento do aluno, não somente no que se refere a aprender a ler e a escrever, mas principalmente a aflorar nele o gosto pela leitura, pelas histórias clássicas, um mundo de aventuras, novo e desconhecido. Por outro lado, Professor, não deixe de trazer também para a sala de aula histórias e personagens atuais, que fazem parte da vida dos alunos, para poder trabalhar a partir do interesse deles.


As brincadeiras também são um momento fértil para desenvolver a alfabetização. Converse com seus alunos, dê voz a eles, descubra quais eles mais gostam e faça delas novas versões, que envolvam elementos para a alfabetização.


Busque sempre o que é bom para o seu aluno, o que é próprio dele e o que faz com que ele se engaje!


Se você é professor de 3º ano ou ano posterior, não deixe de verificar se todos os seus alunos já foram alfabetizados. Se encontrar algum que não, inclua-o nesse universo maravilhoso das letras!


Deixe em nossos comentários um relato sobre suas experiências ao alfabetizar.

Tem dúvidas sobre a BNCC? Faça seus questionamentos que auxiliaremos!

314 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

 (11) 3642 1060             (11) 9 7658 3939              cenaed.sp@gmail.com

© 2017 por Centro Nacional de Educação, CNPJ: 25.006.762/0001-26 . Logotipo criado e desenvolvido por Mateus Freire. Todos os direitos reservados.