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12 de novembro: Dia do Diretor de Escola

Em comemoração ao Dia do Diretor de Escola, vamos tratar de um assunto de extrema importância para ele, especialmente nesse momento do ano. Dentre todas as muitas e importantes tarefas de um diretor, ele deve direcionar a escolha de Livros Didáticos ou de sistemas de apostilamento.

No Brasil, em épocas passadas, o livro didático era a única ferramenta disponível para o professor, e é esse histórico que traz tanta importância a ele ainda nos dias de hoje.


Em fim de ano, diretores de escola sempre se perguntam se os livros didáticos adotados pela escola foram adequados ou se há necessidade de mudanças. A escolha do livro didático é uma tarefa que eles, juntamente com suas equipes de professores e coordenadores, devem fazer. Entretanto, não é uma tarefa fácil. Mesmo que hoje tenhamos diversas ferramentas para uso em sala de aula, o livro didático tem sua importância e seu papel. Assim, ele deve ser cuidadosamente escolhido. Mas como fazer essa escolha? Quais critérios a serem utilizados?


Um livro didático deve ser escolhido para beneficiar os alunos, que são os usuários dele e, principalmente, deve estar de acordo com o Projeto Pedagógico Institucional e com a filosofia de trabalho da escola. Esses são os primeiros critérios a serem seguidos.


Um elemento que pode ajudar o diretor e seus colaboradores nessa escolha é o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Mesmo este Guia sendo destinado à escolha de livros didáticos por profissionais da escola pública, ele é interessante para outros públicos, pois o PNLD aprova livros que passam por um crivo envolvendo correção e atualização de conceitos, princípios éticos, cidadania, respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, abordagem metodológica, entre outros. O Guia do PNLD também traz sugestões de uso e de complementos para o livro didático aprovado.


O Manual do Professor também pode ajudar nessa escolha. Ele traz os princípios e ideias dos autores, concepções sobre ensino e avaliação, que podem ser discutidas e comparadas com as da escola.


Finalmente, o discurso do livro deve estar de acordo com o discurso do professor em sala de aula. Sendo este um livro para o aluno, se ele não identificar o discurso do professor no livro, pode não compreender o conteúdo estudado.


Veja que realmente esta é uma tarefa árdua, e por isso mesmo, compartilhada com toda a equipe.


Diretor, parabéns pelo seu dia! Esperamos que você mantenha a seu lado equipes competentes, coesas e unidas para que o trabalho em conjunto leve a escola cada vez mais para altos padrões de ensino.


E você? Já escolheu os livros que sua escola utilizará em 2020?

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