Contribuições da Neurociência para a Aquisição da Leitura e da Escrita: Aspectos teóricos e práticos

Público alvo: Alunos de cursos de licenciatura, pedagogos e profissionais que atuam na área de suporte pedagógico a crianças com dificuldades de leitura.

Uma escola muito pode ser beneficiada tendo profissionais que tenham algum conhecimento sobre Neurociência, um assunto em pauta atualmente. Com este curso, o professor aprenderá a utilizar conhecimentos dessa ciência para colaborar com o desenvolvimento da leitura e da escrita de seus alunos. Isso implica alunos alfabetizados mais facilmente e, consequentemente, pais satisfeitos.

Objetivo: A neurociência tem contribuído imensamente para a compreensão de como o cérebro aprende a ler. Ao se apropriar dos mecanismos mentais envolvidos neste processo, o(a) professor(a) tem melhores condições de reconhecer dificuldades que exigem o apoio de especialistas, bem como intervir e assegurar apoio ao aluno, redefinindo as estratégias para a aquisição da leitura. Este conhecimento também facilita o esclarecimento das dificuldades para a família, fortalecendo a possibilidade de uma parceria mais efetiva.

Metodologia: Aulas dinâmicas e atividades práticas, com discussão e reflexão em grupo.

O curso: Turmas reduzidas com foco no aprendizado, o que gera maior interatividade e melhor aproveitamento dos conteúdos discutidos no curso.

 

Observação: Os participantes receberão um Certificado após o término do curso.

Local: Polo Vila das Belezas

Rua Manoel Cruz, 23, Vila Ernesto - próximo ao metrô Vila das Belezas

Professora Responsável: Rebeca Eugênia Fernandes de Castro

Formada em jornalismo e psicologia, com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela USP, professora da Universidade Paulista e Psicóloga da Vara de Infância do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.