Jogos e Brincadeiras para a Aprendizagem da Matemática

Público alvo: Alunos de cursos de Licenciatura, Pedagogos, Professores de Matemática, outros graduados com interesse no uso de jogos e brincadeiras em sala de aula.

Objetivos: A utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula é uma abordagem lúdica e divertida de se trabalhar conteúdos matemáticos, além de importante para o desenvolvimento da criança. Neste curso, analisaremos como o uso de jogos e brincadeiras, a partir da metodologia de Resolução de Problemas, pode colaborar para a construção de conteúdos matemáticos pelo aluno. Além disso, discutiremos propostas de jogos existentes e como elaborar novos jogos de acordo com a necessidade da sala de aula do professor.

 

Metodologia: Aulas dinâmicas, em formato de oficinas pedagógicas envolvendo a discussão e a utilização de jogos e brincadeiras como meio de resolver problemas.

 

O curso: Turmas com no máximo 24 alunos. Aulas semanais, totalizando dois encontros, ministradas por professores mestres e doutores em Educação Matemática.

 

Observação: Os participantes receberão um Certificado após o término do curso.

Professor Responsável: Paulo César Freire

Licenciado e Bacharel em Matemática e Física. Licenciado em Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação Matemática pela UNIAN. Vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisas relacionadas à Educação Matemática Inclusiva.