Educação Matemática para a Educação Infantil

Público alvo: Professores de Educação Infantil, Pedagogos, alunos de graduação e outros graduados.
Neste curso, o professor compreenderá melhor como se deve tratar os conteúdos matemáticos previstos pela BNCC para a Educação Infantil, e também estratégias para abordá-los. Nesse grau de escolaridade, deve ser assegurado aos alunos o brincar, mas aquele com intencionalidade, isto é, que eles aprendam brincando! Os pais não se preocuparão que seus filhos sejam sobrecarregados de conteúdos matemáticos em tão tenra idade, e a escola se beneficiará com o desenvolvimento dos alunos com esses conceitos.
Objetivos: Discutir e analisar meios de a criança construir conhecimentos sobre conceitos iniciais de Matemática na Educação Infantil.
Metodologia: Aulas dinâmicas, em que os alunos serão convidados a vivenciar práticas que podem ser trabalhadas com alunos da Educação Infantil, bem como discutir conceitos matemáticos que são trabalhados nesse nível de escolaridade.
O curso: Turmas com no máximo 24 alunos. Aulas quinzenais, totalizando 7 encontros, ministradas por professores doutores em Educação Matemática.
Observação: Os participantes receberão um Certificado após o término do curso.
Investimento: Matrícula de R$150,00 e mais quatro mensalidades de mesmo valor.
Local: Polo Vila das Belezas
Rua Manoel Cruz, 23, Vila Ernesto - próximo ao metrô Vila das Belezas
Horário: das 9h às 16h.

Disciplinas:
-
Planejamento de aulas de Matemática para a Educação Infantil
-
Noções de posicionamento no espaço
-
Introdução à contagem
-
Introdução à quantificação
-
Primeiras ideias das operações de adição e subtração
-
As operações de adição e subtração e o Sistema de Numeração Decimal
-
Reflexão sobre os conteúdos apresentados no Módulo 1
Professor Responsável: Paulo César Freire
Licenciado e Bacharel em Matemática e Física. Licenciado em Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação Matemática pela UNIAN. Vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisas relacionadas à Educação Matemática Inclusiva.

